Acessos

terça-feira, 25 de junho de 2013

Balas de Borracha, qual o preço?

Os primeiros usos da bala de borracha se deram durante a década de 70, pelo exército britânico, na Irlanda do Norte. Foram desenvolvidas para serem atiradas contra o chão, rebatendo assim nas pernas de manifestantes ou agitadores. Versões mais fracas, para uso civil, são vendidas normalmente em alguns países. Esse não é o caso do Brasil, onde o uso desse tipo de armamento está restrito a policiais, guardas, militares e empresas de segurança privada.

Usadas para dispersar multidões e conter tumultos, as munições não letais funcionam de maneira similar às comuns. A grande diferença está no projétil disparado que, nesse caso, é feito de borracha ou, mais comumente, de esferas de metal revestidas por borracha.

Isso impede que a munição penetre no corpo da vítima, mas não elimina as chances de ferimentos graves, que podem até mesmo matar. Por isso, em inglês, o termo non–lethal ammunition (munição não letal), tem sido substituído por less lethal ammunition, ou seja, munição menos letal.
Como funciona
Ao pressionar o gatilho da arma, um mecanismo interno se choca velozmente contra o cartucho, fazendo com que a mistura química da espoleta gere uma faísca. Essa, por sua vez, é a principal responsável pela explosão da carga de pólvora, comprimida dentro da munição. A reação gera pressão suficiente para empurrar a bucha e, consequentemente, disparar os projéteis a uma velocidade de 240 metros por segundo.

Efeitos
Por serem revestidos de borracha, os projéteis não chegam a penetrar no corpo da vítima. Porém, causam fortes dores, hematomas e, frequentemente, cortes. Não é à toa que a distância mínima recomendada para o uso dessas munições é de 20 metros. Além disso, o operador da arma deve disparar os tiros na altura das pernas e, nunca, acima da cintura.

Mesmo assim, acidentes podem acontecer. Os projéteis costumam ricochetear e, nesse caso, podem atingir os olhos das vítimas. Essa imprevisibilidade é a grande desvantagem desse tipo de armamento e já causou desde fraturas até o rompimento de artérias. Também existem inúmeros casos de projéteis que penetraram na cabeça, peito e abdômen das vítimas.

Das três armas citadas neste infográfico, a bala de borracha é, sem sombra de dúvida, a mais perigosa delas.



Preço:
O cartucho com 12 balas de borracha sai em torno de R$ 115,00 e uma granada de gás custa em torno de R$ 190,00

NO RS a policia usou cartuchos e granadas de gás com prazo de validade vencidos
veja: 

De doce, estas balas não tem nada

As balas de borracha podem matam e ainda causam um estrago e tanto na pele, deixando cicatriz.








Quanto será o custo de cada bala que sai da arma de um policial no intuito de  atingir o cidadão  brasileiro? 







Este mesmo cidadão que paga para  manter a Segurança do País?






Estamos há 15 dias de manifestação em todo o Brasil, e a policia não está economizando nas balas de borracha, avança para cima da população, atirando sem dó.


Muitas pessoas estão se machucando e
ficarão marcadas 
para sempre







Pesquisando  sobre as balas de borracha encontrei essa raridade



O Lula apontando para o umbigo, ou melhor, para o machucado feito por uma bala de borracha perto do umbigo. Não poderia deixar passar essa foto, está aí, o umbigo do ex-presidente.

O que será que o Lula está achando de tudo isso?! 
No passado foram eles: Lula e  Dilma lutando por um país livre da repressão militar. 

Hoje somos nós, que sofremos repressão,agressão, corrupção,Estados Brasileiros mau administrados, a copa do mundo mais cara da história,roubalheira do dinheiro publico, mas condições no transporte, saúde e educação, e também na segurança onde os policiais não estão bem treinados para lhe dar com situações de pressão e agem de forma truculenta para cima dos manifestantes, que revidam com vandalismo e depredações do patrimônio publico e privado (o que aliás, sou totalmente contra).
Gostaria de estar nas vossas excelentíssimas presenças e perguntar: 
Lá no passado, Lula e Dilma, será que não doeu? 
Vocês dois tem memória curta?

Vai entender...

Gosto mesmo é de Halls e  de bala Chita


Da Redação
Leda Rocker

Leda Rocker com Raissa Roberti foto de Julia Frois



Se gostou da matéria deixe abaixo o seu comentário

Nenhum comentário:

Pelo Mundo

Pagina inicial