Acessos

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Leda Rocker fala sobre a VIRADA CULTURAL DE BH 2015

Embora o Rock não seja considerado CULTURA BRASILEIRA e muito menos MINEIRA, excluído até então do cronograma cultural oficial e sem os ditos "incentivos" e patrocínios das empresas  privadas e mistas, começamos a vislumbrar um horizonte diferente! Devido a persistência das bandas "undergrounds" o que gerou frutos de muitas décadas de lutas, o rock e o metal batem os pés, envergam a mente da tradicional mineiridade, criam raízes  e definitivamente estão rompendo as barreiras do "preconceito cultural" na capital do Pão de Queijo. 

De forma ainda tímida, temos motivo para comemorar a  terceira edição da "Virada Cultural" que se dobra e dá  exemplo de respeito à diversidade da mineirada, inserindo (espero que de forma fixa em seu cronograma oficial) o Rock  e o Metal Mineiro (em todas suas vertentes), que não deixam a desejar pois são incontestavelmente famosos e reverenciados em todo o mundo. 


As bandas que despontam nos palcos da Virada Cultural deste ano são nada mais nada menos que:

SEPULTURA!(Thrash Metal) Trinta anos de estrada, a banda é um ícone do Metal Nacional e mundialmente ovacionada, vai se apresentar no sábado dia  12 de Setembro a partir das 19 horas no palco  da Praça da Estação.

     site oficial da banda www.sepultura.com.br
     veja a matéria do site Leda Rocker 


EMINENCE

(Thrash Metal) Formada em 1995,a Banda Eminence tem forte influência na cena underground do Metal das Minas Gerais e também na Europa. O grupo fez sua estréia nos EUA em Outono de 2012 durante CMJ Music Marathon, em Nova York, realizado em um barco com ícones do metal. Esse desempenho levou The Village Voice para declarar Eminence como "uma banda de assistir." A banda fez um retorno triunfal para os Estados Unidos na primavera de 2012 no SXSW, com planos para uma adequada turnê norte-americana.Retornaram no final do primeiro semestre de 2015 para nova tournê na Europa e agora estará no Virada Cultural 2015! Sobe ao palco dia (a ser definido)
     site oficial da banda www.eminence.com.br


FALCATRUA, O apelido carinhoso, Falca!, foi dado pelos fãs ao longo de 12 anos de trajetória. O Falcatrua ou o Falca! lançou em março deste ano o novo álbum, “Pequenas Porções de Espaço”.  junto com o clipe da faixa “Consciência”. Produzido por Chico Neves, o álbum “Pequenas Porções de Espaço” também conta com participações especiais dos músicos Pedro Morais, Marina Machado, Érika Machado e Julia Branco. Vão subir ao palco para se apresentar dia (a ser definido)
     site oficial da banda www.falcatrua.com.br
Graveola e o Lixo Polifônico

Está no cenário da musica independente desde 2004 e desde 2010 tem desenvolvido  um trabalho de circulação na Europa, tendo realizado mais de 40 shows no velho continente.
Atualmente a banda tem seus discos
lançados internacionalmente pela Mais Um Discos, selo londrino que também agencia artistas como Lucas Santanna, Gaby Amarantos, Bixiga 70 e Metá Metá. Dia e hora da apresentação (a ser definido)

     site oficial da banda www.graveola.com.br


TREMBEMDITOS  
TREM é aquilo que escapa BEM, segundo contavam os DITOS.
 ... coisa do mineiro, máquina sonora, massa em vagões...
Banda de rock autoral formada em 2008, nas esquinas e garagens de Belo Horizonte. Um grupo de amigos traduzindo a poesia do dia a dia em expressões artísticas variadas. Músicos independentes abrindo trilhos com a canção libertária em punho, levando em parceria com os passageiros do trem os bens que valem ser ditos.
 TremBemDitos está programado para subir ao palco da Virada Cultural  (a ser definido)
     site oficial da banda www.trembemditos.com.br


Obviamente os roqueiros ainda sentem  falta de muito mais Rock na Virada cultural e digo de passagem, sem perder o trem, teço  elogios a   organização e a Fundação Municipal de Cultura (Fundação esta que tenho acompanhado "in loco" desde o surgimento do Conselho Municipal de Cultura em 2008, fazendo pressão e plantando sementinhas do bem a favor nosso rock, da cena, das bandas e dos músicos mineiros). Participei com orgulho e disposição da equipe de "produção artistica de palco" da Praça da Estação na "1a. Virada Cultural" vide pág.81:http://www.viradaculturalbh.com.br/wpcontent/uploads/2014/06/CAT%C3%81LOGO.pdfe parabenizo pelo trabalho e escolhas para a terceira edição. Bem sabemos que muita gente boa ficou de fora e esperamos que em 2016 mais bandas se apresentem e possam mostrar o que temos de melhor em BH. 

Me despeço por hora dos leitores amigos e deixo a certeza de nos encontramos nesses imperdíveis shows pela cidade! Até lá! 
Da Redação: Leda Rocker

Saiba tudo sobre a VIRADA CULTURAL 2015

Acesse os eventos:

Matéria sobre a Banda Sepultura no site Leda Rocker:

http://ledarocker.blogspot.com.br/2015/08/confirmada-presenca-da-banda-sepultura.html

se gostou desta matéria deixa ai o seu comentário.. se não estiver afim de escrever, então curte a Leda Rocker no Facebook!

Um comentário:

e X p E r I m E n T a L disse...

Parabéns a todos que lutam pelo Rock´n Roll em Minas. Agradeço a você Leda por notar que nós do TremBemDitos estaremos lá representando o Rock de Bh. Que venham mais e mais eventos de rock´n roll e que na próxima virada cultural de Bh possamos ter mais artistas de rock. Nos vemos lá!!! Fui !

Pelo Mundo

Pagina inicial